Mistérios Dolorosos

PRIMEIRA DEZENA
Agonia Mortal de Jesus no Orto das Oliveiras

"Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: 'Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar:' E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e angustiar-se. Disse-lhes, então: 'Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo.' Adiantou-se um pouco e prostrando-se com a face por terra, assim rezou: 'Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres.''' (Mt 26, 36-39).

SEGUNDA DEZENA
A Flagelação de Jesus

"... Pilatos tornou a sair para ir ter com os judeus e disse-lhes: 'Não encontro nele crime algum. Mas é costume entre vós que pela Páscoa vos solte um preso. Quereis, pois, que eu vos solte o rei dos Judeus?' Então todos gritaram novamente e disseram: 'Não! A este não! Mas a Barrabás!' Ora, Barrabás era um ladrão. Então Pilatos depois de mandar açoitar a Jesus, O entregou a multidão...'' (Jo 18, 38-40).

 

TERCEIRA DEZENA
A Coroação de Espinhos

"Os soldados do governador conduziram Jesus para o pretório e rodearam-no com todo o pelotão. Arrancaram-lhe as vestes e colocaram-lhe um manto escarlate. Depois, trançaram uma coroa de espinhos, meteram-lha na cabeça e puseram-lhe na mão uma vara. Dobrando os joelhos diante dele, diziam com escárnio: 'Salve, rei dos Judeus!' Cuspiam-lhe no rosto e, tomando da vara, davam-lhe golpes na cabeça. Depois de escarnecerem dele, tiraram-lhe o manto e entregaram-lhe as vestes. Em seguida, levaram-no para o crucificar. " (Mt 27, 27-31)

QUARTA DEZENA
Jesus Carrega sua Cruz

"Os soldados... ...conduziram-no fora para o crucificar. Passava por ali certo homem de Cirene, chamado Simeão, que vinha do campo, pai de Alexandre e de Rufo, e obrigaram-no a que lhe levasse a cruz. Conduziram Jesus ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar do crânio." (Mc 15,20-22).



 

QUINTA DEZENA
A Crucificação e Morte de Jesus

"Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota. Ali o crucifícaram, em com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio... ...Junto á cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: 'Mulher; eis aí teu filho.' Depois disse ao discípulo: 'Eis aí tua Mãe'. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa. Em seguida, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir plenamente a Escritura, disse: 'Tenho sede'. Havia ali um vaso cheio de vinagre. Os soldados encheram de vinagre uma esponja e, fixando-a numa vara de hissopo, chegaram-lhe à boca. Havendo Jesus tomado o vinagre, disse: 'Tudo está consumado.' Inclinou a cabeça e rendeu o espírito. '' (Jo 19, 17-30)